D.D Consultoria de Negócios

Think Tank – Estratégia – Networking – Eventos

Tendência de aumento da inadimplência em 2012

Duas entidades distintas indicaram aumento médio na inadimplência ao longo de 2011.

De acordo com o Serasa, embora a inadimplência de janeiro deste ano tenha mostrado uma timida redução em relação a dezembro de 2011, quando comparada com janeiro de 2011 o indicador deu um salto de 16,6%.

Além disso, em janeiro todas as modalidades da inadimplência apresentaram alta no valor médio das dívidas, com destaque para dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), cujo valor médio subiu de 396,77 reais em janeiro de 2011 para 657,92 reais no mês passado. Além disso, o número total de dívidas não bancárias cresceu 3,5% no período

Por sua vez, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL)registrou alta de 2,91% em janeiro de 2012 na comparação com o mesmo mês de 2011. De acordo com a entidade, a inadimplência alta neste ano é consequência de dois movimentos distintos: a contração econômica estimulada nos primeiros meses de 2011, com o objetivo de desestimular o consumo interno e combater inflação; e as medidas adotadas no segundo semestre, para reverter o quadro de baixo crescimento por causa da crise externa.

A CNDL estima que 2012 registrará nova alta de inadimplência, podendo crescer outros 2,5%.  Já o índice que melhor mede o nível de recuperação de crédito no varejo, o cancelamento de registros no SPC foi negativo em janeiro, com uma queda de 4,03% ante o mesmo mês de 2011. Na comparação com o mês de dezembro, sem ajuste sazonal, a queda foi de 21,68%.

O ano de 2012 não será fácil para o varejo e o aumento da inadimplência, embora possa afetar mais o financiador do que propriamente o intermediário comercial, mostra bem isso. As recomendações da D.D Consultoria para 2012 são:

    • foco no caixa
    • redução de endividamento
    • conservadorismo na expansão da rede
    • atenção redobrada na concessão de crédito
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 15/02/2012 por em Crediário, Inadimplência.
%d blogueiros gostam disto: