D.D Consultoria de Negócios

Ética – Excelência – Inovação

Nutelleria

Como muitos outros produtos, a Nutella é um reflexo da pobreza em que a Europa mergulhou durante e após a II Guerra Mundial. O creme de avelã foi criado pelo Sr Pietro Ferrero (o mesmo da Ferrero Rocher) como alternativa ao chocolate, que era escasso e custava 6 vezes mais caro na época. A avelã, sendo originária do Piemonte, onde ficava a fábrica do Sr. Ferrero, estava disponível e era muito barata.

O produto foi lançado em formato de creme para que as mães pudessem passar no pão e servir como parte do café da manhã. O Sr Ferrero batizou seu produto de Supercrema Gianduia. Somente em 1964 o Supercrema Gianduia foi rebatizado como Nutella, o que lhe dava um apelo de marca mais internacional – o prefixo nut era muito bem aceito em países de lingua inglesa.

A Nutelleria foi uma dessas idéias geniais. A primeira loja foi aberta experimentalmente em Bolonha, em 2001, e se tornou sucesso imediato. A proposta era uma alternativa original às redes de fast-food. Tudo no cardápio é feito de Nutella, até os itens salgados. Claro que tem a mão do italiano, que transforma qualquer comida em uma obra de arte.

A rede Nutelleria vem se espalhando por outras cidades e chegou também à Alemanha, onde virou uma febre. Ainda não há nenhuma aberta nas Américas mas certamente é questão de tempo.

A idéia de se transformar um produto em um conceito gastronômico é bem interessante. Assim como a Nutella, o leite condensado é um ingrediente presente em inúmeras receitas.

Observação: desde que esta matéria foi publicada originalmente, recebemos mais de 50 consultas de empreendedores interessados em abrir uma franquia da Nutelleria no Brasil. A D.D Consultoria não tem qualquer relacionamento com a Ferrero Rocher e não há possibilidade de se intermediar tal tipo de solicitação. A matéria aqui publicada tem caráter meramente jornalístico. Entretanto, podemos auxiliar empresários que tenham como objetivo desenvolver um empreendimento novo a partir de um conceito semelhante.

A D.D Consultoria de Negócios é uma butique de consultoria voltada para assuntos gerenciais e estratégicos com 18 anos de experiência no mercado brasileiro. Nossa carteira de clientes inclui empresas de grande e médio portes, em todo o país. Estamos localizados em São Paulo e temos escritórios parceiros em Recife, Salvador e Porto Alegre.
Anúncios

43 comentários em “Nutelleria

  1. Gustavo Gazzola
    05/08/2012

    Ola, gostariamos de obter mais informacoes do que seria necessario para abrirmos uma Nutelleria no Brasil. Tambem quais seriam os custos deste empreendimento.

    Obrigado,

    Gustavo Gazzola

    • Fabio Nogueira
      06/08/2012

      Gustavo. Esse é um processo longo e incerto. Até onde se sabe, a Ferrero não abriu ainda a possibilidade de franqueamento de sua operação para o Brasil. Quando o fizer, provavelmente precisará de um masterfranqueado para a região. Os custos associados a se tornar um masterfranqueado dependerão das exigências da Ferrero. Por exemplo, ela pode exigir que o masterfranqueado opere uma, ou 3 ou 5 lojas em shoppings de primeira linha, além de esperar 2 anos antes de iniciar a franquia. Poderão haver exigências quanto à adaptação de cardápio e padrão arquitetônico para atender à legislação local. Seja como for, estamos falando de alocações de recursos na ordem de vários milhões de reais.

      • Rodrigo Pessoa
        29/01/2016

        Ola,

        Queria saber se hoje , 2016, e possivel abrir uma franquia da Nutellaria no Brasil como franquai.

        grato,

        Rodrigo Pessoa

      • Fabio Nogueira
        29/01/2016

        Rodrigo, parece que a Ferrero do Brasil (que é a dona da marca) abriu franquia para quiosques da Nutellaria. Talvez no site da Ferrero você encontre mais informações. Boa sorte

  2. Patricia leite
    28/01/2013

    Gostaria de maiores informações sobre a franquia no BRASIL ?

    • Fabio Nogueira
      08/02/2013

      Patricia, a Ferrero Rocher não parece ter interesse em lançar a operação no Brasil a curto prazo.

  3. jair
    11/02/2013

    ola, gostaria de mais informacoes, obrigado

  4. mariana reis maciel
    25/05/2013

    Gostaria de trazer uma franquia da Nutelleria para o Estado de Goiás, gostaria de um pouco mais de informações como valores da franquia e etc. Aguardo informações

    • Fabio Nogueira
      02/07/2013

      Mariana, a Ferrero nunca trouxe a franquia ao Brasil e, até onde se sabe, não tem planos para trazê-la
      Abs

  5. João Scotton
    31/05/2013

    Onde, mais precisamente, estão situadas essas nutellerias na Alemanha ??

    • Fabio Nogueira
      03/06/2013

      João, não temos os endereços das unidades da Nutelleria na Alemanha. Fizemos essa matéria no blog como curiosidade há cerca de um ano e temos recebido inúmeras consultas sobre o tema. Até onde nós sabemos, a Ferrero não responde a consultas sobre a Nutelleria, tanto aqui quanto na Italia, e esse é um projeto experimental feito em parceria com uma consultoria em desenvolvimento de novos conceitos de lojas

  6. sofia
    04/06/2013

    olá boa tarde!
    gostaria de saber se há alguma possibilidade de albrir alguma em Portugal, especialmente no algarve, onde a nutella é tanto apreciada e requisitada tanto em crepes como noutras especialidades. obrigada

  7. Carlos Almeida
    12/06/2013

    Amigo, ainda existe a possibilidade de negociações(master) com a Ferrero aqui no Brasil?

    • Fabio Nogueira
      02/07/2013

      Até onde eu sei, muita gente procurou a Ferrero e ela nem aceitou sentar para conversar

      • Carlos Almeida
        03/07/2013

        então, muito provavelmente ela quer exclusividade, porque mercado e investidor tem..

      • Fabio Nogueira
        03/07/2013

        Ou então é decisão estratégica mesmo. Não faz muito sentido você expandir uma operação para a América Latina quando ela mal começou a se expandir na própria Europa.

      • Carlos Almeida
        05/07/2013

        o produto nutella já é reconhecido e a ferrero tem fácil comunicação nos países que atua.. é só uma questão de tempo.

  8. celso huski junior
    02/08/2013

    existe a possibilidade de uma parceria montando uma casa com o cardapio seguindo as receitas com a NUTELLA, e a venda desse mesmo produto?

    • Fabio Nogueira
      06/08/2013

      Celso, bom dia. Não temos a resposta para a sua consulta. Só fizemos uma matéria jornalístico sobre essa pequena rede de docerias que a Ferrero montou na Itália e na Alemanha. Só sabemos que a Ferrero não tem respondido a nenhuma das consultas feitas a partir do Brasil. Atenciosamente

  9. karensudreKaren
    03/11/2013

    Olá,
    Eu gostaria de saber se eu posso negociar a utilização da marca e dos produtos da Ferrero em receitas próprias, não uma franquia, só a permissão para divulgação da marca que utilizamos.
    Seria mais fácil assim?
    Ou seria melhor tentar uma franquia mesmo?

    Att

    • Fabio Nogueira
      04/11/2013

      Bom dia. Obrigado por acompanhar o blog mas infelizmente não temos como responder a esta pergunta. A matéria é puramente jornalística. A D.D Consultoria não tem qualquer relacionamento com a Ferrero Rocher. Recomendamos entrar em contato direto com a empresa.

  10. Ana Vilas Boas
    25/11/2013

    Boa tarde,
    Gostaria de saber mais informações e se a ferrero estaria interessada em Portugal?

    • Fabio Nogueira
      26/11/2013

      Ana, a matéria do blog é de caráter puramente jornalístico. Sugerimos um contato direto com a Ferrero Rocher na Italia.

  11. Deiwis
    08/01/2014

    Tenho interesse em ser um mega franqueado da nutellaria no Brasil.
    Favor entrar em contato Fábio Nogueira.

    • Fabio Nogueira
      08/01/2014

      Bom dia. Agradecemos por acompanhar o nosso blog. Infelizmente, não representamos a Ferrero Rocher e não temos como intermediar tal tipo de negociação. Apenas fizemos uma matéria jornalística sobre a rede Nutelleria na Europa. Sugerimos entrar em contato direto com a Ferrero do Brasil.

      Atenciosamente

      D.D Consultoria de Negócios

  12. Gabriela
    10/09/2014

    Abriu em Sao Paulo!

  13. Claudia
    11/09/2014

    Abriu uma Nutellaria em SP na av.Paulista. Será que há opções para franquia??

    • Fabio Nogueira
      11/09/2014

      Claudia, só mesmo consultando a Ferrero Rocher do Brasil, que é dona da marca, para qualquer informação sobre franquias
      Abraços e boa sorte
      Fabio Nogueira

  14. Rodrigo Lemos
    13/12/2014

    Fábio, gostaria de saber como faço para ser um franqueado dos quiosque da Nutella, visto q já abriram duas unidades em São Paulo e ainda n existe em outras regiões do Brasil!!!?
    Obrigado

    • Fabio Nogueira
      15/12/2014

      Rodrigo, agradecemos pela leitura do nosso blog. Infelizmente não temos qualquer contato com a Ferrero Rocher, dona da marca Nutella. Nós só fizemos uma matéria jornalistica no blog. Recomendamos entrar em contato diretamente com a Ferrero do Brasil
      Abraços

  15. José Maria Silva
    14/12/2014

    Agradecia que me informassem de como contactar com master frinchise para abrir um nutelleria em Portugal.
    Obrigadove cumprimentos

    • Fabio Nogueira
      15/12/2014

      José, obrigado pela leitura do blog. Nós não temos relacionamento com a Ferrero Rocher. A matéria no blog foi apenas de caráter jornalístico. Sugerimos um contato direto com a Ferrero na Italia
      Atenciosamente

  16. Maysa Nogueira
    18/12/2014

    Bom dia,

    Gostaria de saber se existe interesse em abrir um quiosque da nutella na cidade de João Pessoa -PB.

    Obrigada,

    Maysa Nogueira

    • Fabio Nogueira
      19/12/2014

      Maysa, boa tarde. Nós não temos nenhum contato com a Ferrero do Brasil. Só publicamos uma matéria jornalística no blog. Sugerimos que você entre direto em contato com a Ferrero, dona das marcas Nutella e Nutelleria
      Atenciosamente

  17. Ana
    04/01/2015

    Bom dia, gostavá de saber informações da abertura de uma loja em Portugal. Como se processa. . Obrigada

    • Fabio Nogueira
      05/01/2015

      Bom dia, Ana. Obrigado por acompanhar o nosso blog. A matéria sobre a Nutelleria teve caráter meramente jornalístico. Não temos relacionamento com a Ferrero Rocher, nem aqui no Brasil nem em Portugal. Sugerimos um contato com a empresa em seu país ou na Italia, onde fica a sede da empresa. Os contatos são facilmente encontráveis no site da empresa (http://www.ferrero.it/)

  18. Liliana Figueiredo
    08/01/2015

    E se for em Portugal, para além da Nutellaria em Leiria, seria possível uma nova na região do Alentejo?

    • Fabio Nogueira
      13/01/2015

      Liliana, boa tarde. Obrigado por acompanhar o blog e pela sua mensagem. A matéria sobre a Nutelleria foi publicada 2 anos atrás e teve caráter meramente jornalístico. Não temos qualquer relação com a Ferrero Rocher, nem aqui no Brasil nem em Portugal. Sugerimos um contato direto através de algum dos canais de comunicação disponiveis no portal da empresa (http://www.ferrero.it).

  19. Patricia
    05/04/2015

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se há alguma possibilidade de me dar informação a onde me devo dirigir para saber detalhes para abrir em Portugal (sei que já há alguns)?
    Obrigado!

    • Fabio Nogueira
      24/04/2015

      Patrícia. Obrigado por acompanhar o blog. Infelizmente não temos como te ajudar. Estamos sediados no Brasil e não conhecemos os planos da Ferrero em Portugal. Sugiro um contato direto com a Ferrero Rocher na Italia
      Atenciosamente
      Fabio Nogueira

  20. Stephanie
    26/04/2015

    Já tem uma Nutelleria na Avenida Paulista, qual o processo para abrir uma franquia?

  21. Ana Elisa
    10/11/2015

    Gostaria de trazer a franqui para Terezina Piauí

    • Fabio Nogueira
      11/11/2015

      Olá, Ana Elisa. Nós sugerimos que vc entre em contato direto com a Ferrero do Brasil, que é a dona da marca e a franqueadora. Nós só fizemos uma mate´ria no blog a respeito da Nutelleria alguns anos atrás. Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 20/04/2012 por em Estratégia, Marketing.
%d blogueiros gostam disto: