D.D Consultoria de Negócios

Think Tank – Estratégia – Networking – Eventos

A terceirização chegando (de fato) ao varejo

Semanalmente, a equipe da D.D Consultoria dedica várias horas a identificar um tema que seja de interesse do varejo e em torno dele escrevemos a matéria do blog. Todos nós sabemos que o aumentar suas vendas, reduzir custos e melhorar a rentabilidade, seja ele do ramo varejista ou não. Historicamente, a indústria foi sempre a mais inovadora. Ela hoje aceita terceirizar partes substanciais de sua atividade fabril; não se importa em operar dentro de instalações de terceiros e chega mesmo a transferir parte de seu core business para fornecedores. Em última instância, as fábricas estão concentrando seus esforços na criação de tecnologia, produtos, no marketing, construção de marca e distribuição. O varejo tem características empresariais distintas e certamente ele não levará a terceirização a níveis radicais. Mas é possível fazer mais.

Nossas pesquisas desta semana identificaram uma empresa americana chamada Winmark (www.winmarkcorporation.com). A Winmark é um dos conglomerados empresariais mais curiosos que nós já vimos. De um lado, ele é criador e operador de diversas franquias, todas elas voltadas para a comercialização de itens usados (roupas, sapatos e instrumentos musicais). Ou seja, o que aqui no Brasil se faz em brechós, lá eles transformaram em negócio estruturado e voltado tanto ao empreendedor que tem poucos recursos quanto ao cliente mais pobre, que compra produtos usados em bom estado

Mas não apenas isso, a Winmark opera um negócio de locação e leasing de equipamentos para varejistas, incluindo check-outs, equipamentos eletrônicos em geral, sistemas  de telefonia, copiadoras, impressoras, mobiliários, itens de exposição, etc. Locar equipamentos permite transformar investimento em custo operacional.

Um terceiro braço do grupo é uma financeira que financia aquisição de um leque variado de ativos que inclui mobiliários, veículos de uso comercial, maquinário para depósitos e centros de distribuição, computadores, displays, etc. Há vários formatos de financiamento e algumas das garantias aceitas são os próprios recebíveis do varejista, o que reduz bastante os riscos.

O quarto braço do grupo é uma empresa de serviços de informação que edita guias de compra, prepara cursos e manuais de treinamento de funcionários, vende softwares e ferramentas gerenciais simples, dentre outras coisas.

Tudo isso é orientado para varejistas de micro e pequeno porte. Ou seja, a Winmark funciona como uma espécie de centro de serviços e atendimento ao pequeno empresário. Uma empresa como a Winmark talvez fizesse muito sucesso no Brasil, país onde as incertezas mercadológicas, o alto custo do dinheiro e a carência total de bons prestadores de serviço faz com que o empresário varejista precise ter tudo sob seu controle.

A D.D é uma butique de consultoria voltada para assuntos gerenciais e estratégicos com 17 anos de experiência no mercado brasileiro. Nossa carteira de clientes inclui varejistas de grande e médio portes, bem como manufaturas e prestadoras de serviço

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 13/06/2012 por em Classe C, Tendências.
%d blogueiros gostam disto: