D.D Consultoria de Negócios

Ética – Excelência – Inovação

Perspectivas 2014

O ano que agora se inicia vem carregado de incertezas. Se em 2013 havia um discurso oficial otimista mas um público empresarial em dúvida, agora temos um discurso oficial eleitoreiro e um público empresarial absolutamente cético.

2014-forecast-the-big-question-mark-aleadHá inúmeros problemas a atrapalhar o bom desempenho da economia e dos mercados brasileiros em 2014. O primeiro deles é o próprio calendário. Carnaval em março, copa do mundo em julho e eleições em outubro contribuem para um ano truncado, de inicio tardio.

As eleições poderiam talvez nem afetar as atividades produtivas não fosse pelo fato da economia estar sendo artificialmente gerenciada, deixando clara a necessidade de um imenso ajuste fiscal e de gastos já para o início de 2015.

imagesA economia brasileira apresenta índices muito ruins. Desde o início do governo Lula a dívida interna liquida vem crescendo continuamente, em que pesem os aumentos recordes na arrecadação fiscal. A consequência direta é o peso da rubrica amortizações de dívida e pagamento de juros no orçamento federal, que em 2014 consumirá nada menos que 42% de todo o recurso disponível. Como a taxa de juros tende a subir um pouco mais para garantir que a inflação fique dentro de limites aceitáveis, é possivel que o custo da dívida seja ainda maior. Isso deixa pouquíssimo espaço para investimento. Para se ter uma idéia, se tirarmos o custo da dívida, as transferências para estados e municípios e a previdência social, sobram apenas 28% para todo o resto, incluindo o pagamento da folha de salários federais e gastos correntes.

Por outro lado, a divida das familias brasileiras chegou a 60% do orçamento familiar. Neste patamar, com as taxas de juros do financiamento ao consumo praticadas no país, é impossivel continuar alavancando a economia em cima do consumo.

conflito 3A atividade produtiva, por sua vez, vem sendo cada mais mais inibida pela somatória de excesso de regulamentação, burocracia infinita, impostos escorchantes e consumo com poucas perspectivas de crescimento. A participação da indústria no PIB brasileiro é de 13% hoje, a mais baixa desde meados dos anos 50. O industrial de pequeno e médio portes não tem margem de lucro para reinvestimento e o parque industrial nacional está sendo sucateado.

O que se pode vislumbrar de bom no horizonte é a retomada de crescimento da economia mundial, um fenômeno ainda timido na Europa, um pouco mais visível nos EUA e melhor notado na China. Não é nada excepcional se comparado com os anos de ouro da década passada mas certamente é melhor do que um mundo em recessão. Melhoria no cenário externo significa mais receita de exportação, que deverá contribuir para a alavancagem das atividades agrícolas e de mineração.

300px-Stop_hand_caution.svgPara o empresário, o ano de 2014 deverá ser de extrema cautela. Não se recomendam investimentos além do estritamente necessário para manutenção do negócio e aqueles de natureza estratégica. Não se deve assumir riscos desnecessários, principalmente tomando dívida para financiar investimentos. O controle do caixa é essencial e garantir uma boa posição líquida é a melhor política. Quem depende de conceder crédito para sustentar vendas deve redobrar seus cuidados, tanto no que diz respeito à pessoas físicas quanto jurídicas. Em ano de incertezas, a tendência é um aumento de inadimplência e atrasos de pagamentos. Não teremos bons anos pela frente. Se 2014 será dificil e 2015 trará um ajuste forte na economia. Sobreviver é a palavra da vez.

A D.D Consultoria de Negócios é uma butique de consultoria voltada para assuntos gerenciais e estratégicos com 18 anos de experiência no mercado brasileiro. Nossa carteira de clientes inclui empresas de grande e médio portes, em todo o país. Estamos localizados em São Paulo e temos escritórios parceiros em Recife, Salvador e Porto Alegre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 06/01/2014 por em Mercado.
%d blogueiros gostam disto: