D.D Brasil Consultoria

Cinco lojas incrivelmente inovadoras

Esta matéria foi originalmente publicada em 2012. Entretanto, a estatística de visitação do site mostra que ela é uma das mais procuradas. Segue abaixo uma versão revista dela


Parece estar em alta no mundo a quebra dos paradigmas que tradicionalmente norteiam a gestão do varejo. Porque uma loja de roupas não pode vender livros ou chocolates? Porque uma loja de decoração não pode operar um restaurante? Porque uma empresa de produtos de decoração não pode organizar seu espaço de vendas e seu sortimento segundo estações do ano? Porque uma loja não pode ter como pilares conceituais o quadrinômio sexo, drogas, rock&roll e religião?

A D.D Consultoria selecionou 5 lojas conceituais indicadas como referências em inovação em alguns  blogs e sites internacionais de varejo. São duas alemãs, uma italiana, uma francesa e uma brasileira

1. Merz & Benzing (http://www.merz-benzing.de/2010/)

Teoricamente, a Merz & Benzing é uma loja de departamentos focada em produtos para casa. O curioso é a forma como ela estrutura sua oferta de produtos (tanto no site quanto fisicamente na loja). Propriedade de um casal que lhe empresta o nome, a Merz & Benzing fica localizada na área histórica de Sttutgart. Navegando pelo site é possivel encontrar departamentos tais como “estações do ano”, “festival de verão”, “substâncias”, “junior” ou “mesa posta”.

A reestruturação permanente do lay-out da loja para encaixar formatos adequados de exposição de mercadorias para cada estação ou cada data relevante faz com que uma mesma loja tenha infinitos rostos ao longo do ano, cativando o visitante. Não é fácil implantar esse conceito para quem tem rede de lojas ou trabalha com franquia. Para redes pequenas ou lojas individuais, a ideia de combinar criativamente o sortimento de modo a que ele pareça ser sempre diferente e adequado a cada necessidade é um forte estímulo às vendas. A Merz & Benzing tem 3.000 m2 de área de exposição.

2. 10 Corso Como (http://www.10corsocomo.com/milano/#world/)

A 10 Corso Como tem 3 lojas: uma em Milão, outra em Seul e a terceira em Tóquio!!!. Criada por uma jornalista italiana, a 10 Corso Como foi pensada como uma revista dedicada à moda, arte e design. Ou seja, ela não tem departamentos e sim editorias, cada uma das quais possuindo sua própria “narrativa”. Uma filosofia dessas abre espaço para todo tipo de criatividade. E foi assim que surgiu o 10 Corso Como Café e o pequeno hotel 3 Rooms. Afinal, na Itália, comer e morar bem é considerado uma arte.

Tudo somado, o empreendimento explora uma galeria de arte, livraria, o café, hotel, música, confecções e acessórios, um jornal eletrônico, além de eventos e um outlet. Um enorme devaneio. A propósito, 10 Corso Como não é apenas o nome da loja como seu endereço também.

3. Departmentstore Quartier 206 (http://www.departmentstore-quartier206.com/dsq206_content.html)

Apesar do nome misturar inglês com francês, a Departmentstore Quartier 206 é uma loja alemã aberta em Berlin em 1997. Sua proposta é a de oferecer produtos de moda, cosmética, acessórios, joalheria, livros, flores e objetos de decoração não normalmente encontráveis na Alemanha. Convenhamos que essa é uma proposta ousada considerando-se que a Alemanha faz parte da maior comunidade de livre comércio do mundo, além de ser um país extremamente rico.

Mas não termina aí. Toda essa mistura indica uma visão única de “lifestyle” (estilo de vida) e esta sim é o segredo do sucesso. Combinar estilos e culturas diversas gerando uma proposta única de valor exige bom gosto, senso crítico e uma delicada leitura do que é aceitável aos clientes. Se a receita passar do ponto, será vista como vulgar. Se ficar aquém, não terá impacto.

4. Spree (http://www.spree.fr/)

Mais uma inovadora mistura de moda, móveis vintage e galeria de arte criada por uma dupla composta por diretor de arte e  desenhista de roupas. A Spree se auto-define como uma butique-galeria que espelha o que seus donos gostam. Como consultor, eu passei a vida ensinando empresários que eles devem produzir e vender produtos que seus clientes apreciam. Agora vem esta dupla francesa subverter o princípio. Os donos da Spree abrem espaço para novos estilistas de moda e design de móveis, tanto quanto para  os nomes consagrados.

Não há receio, pelo menos em Paris, de se apresentar ao público o trabalho de jovens talentos buscando um lugar ao sol. O que, em qualquer lugar do mundo, seria considerada uma atitude de alto risco, na Spree é apenas parte da filosofia.    A empresa reconhece que sua proposta é meio heterodoxa, tanto que deixa claro no site que seus clientes são artistas, personalidades e pessoas ligadas ao mundo da moda, romanticamente descritos como “heterogêneos”

5. Loja do Bispo (http://www.lojadobispo.com.br/)

Há 7 anos no mercado, a Loja do Bispo brinca com as palavras ao se apresentar como um empreendimento que se estrutura sobre 4 pilares: sexo, drogas, rock & roll e religião. Na verdade, sua proposta fica explícita no slogan “uma loja de presentes para quem tem tudo”. Está cada vez mais difícil dar presentes. Eu próprio frequentemente não sei o que dar de aniversário para amigos, especialmente aqueles que acabaram de voltar de uma viagem ao exterior com 60 quilos de excesso de bagagem. O que fazer? Ir ao Bispo e procurar algo criativo no meio da galeria de arte, da editora ou da loja de presentes propriamente dita. Porque, assim como seus congêneres estrangeiros, a Loja do Bispo é uma mistura incomuns de temas onde nada é proibido.

O site da empresa parece mais o caderno de anotações pessoais de seus donos. O que faz lá uma área chamada “ícones”? Nada. Apenas registra pessoas admiradas pelos proprietários. E porque há uma bela foto de um coquetel Molotov no blog, lado a lado com bandeiras Vodoo do Haiti? Não arrisco uma resposta… rsrs.

 

A D.D é uma butique de consultoria voltada para assuntos gerenciais e estratégicos com 21 anos de existência. Nossa carteira de clientes inclui varejistas de grande e médio portes, bem como manufaturas e prestadoras de serviço. Somos associados à The European House – Ambrosetti (www.ambrosetti.eu). Através da Ambrosetti oferecemos suporte consultivo no mundo todo e organizamos visitas técnicas e gerenciais à Europa e China. Consulte-nos em contato@dpontod.com.br

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Informação

Publicado em 04/04/2016 por em Estratégia, Loja de Departamento, Marketing.
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