D.D Brasil Consultoria

Um Benchmark para a Privatização de Interlagos

O conhecido Autódromo de Monza, na Itália, faz parte de um espaço urbano maior que inclui o autódromo em si, um edifício histórico do século XVIII, parque de 690 hectares, clube de golfe e um clube de tênis. Dado o valor histórico e extensão da área, o Parque deveria ser um local de importância primordial, gerando valor para a cidade e seu entorno.

No entanto, diversos problemas gerenciais dificultavam a exploração comercial deste ativo. Um dos problemas é que o parque está metade na cidade de Monza e metade na vizinha cidade de Milão. Outro aspecto importante é que os componentes do complexo eram administrados como unidades separadas – e por entidades separadas – e não como elementos pertencentes a um único todo, agindo em sinergia para maximizar o potencial comum. Por fim, o complexo como um todo era deficitário, exigindo suporte financeiro das prefeituras.

Em 2015 a Ambrosetti foi convidada a desenhar uma nova proposta de recuperação e gestão do complexo de modo a integrar a oferta cultural e de lazer e ser capaz de atender melhor aos visitantes.

Os consultores enfrentavam o desafio de configurar o parque como um polo único de lazer e consumo ao mesmo tempo em que valorizassem seus componentes individuais. O plano se concentrou tanto em ativos tangíveis – como melhorias físicas e renovação do parque – quantos intangíveis – valorização da marca, estratégia de comunicação, proposição de valor. O conceito inspirador do projeto foi o de “edutainment” (educação e entretenimento) para que o complexo pudesse gerar valor comercial ao mesmo tempo em que difundisse conhecimentos e informação.

O principal elemento de edutainment foi identificado como sendo o autódromo, que teve de ser valorizado pela criação de espaços para museus e outras inovadoras instalações com esse perfil misto de educativas e lazer. Os clubes de tênis e de golfe foram privatizados e destinados a um público afluente, permitindo gerar obter receitas comerciais de consumidores ricos em um contexto exclusivo. Foi implantada uma área de bares e restaurantes sofisticados.

O parque, juntamente com o autódromo, foi reformado para se tornar um lugar para grandes eventos, como concertos de música e festivais de arte. O objetivo é o de diminuir a dependência das receitas do Grande Prêmio de Fórmula 1 e aumentar a lucratividade, gerando tráfego de visitantes ao longo de todo o ano e não apenas no final de semana onde ocorre a corrida

Como um todo, o Parque de Monza precisava se tornar financeiramente auto-suficiente, sem depender de apoio financeiro das prefeituras. Mais do que isso, precisaria dar atenção aos moradores do entorno, já que um dos objetivos primários era o de aumentar o bem-estar social. Considerou-se que o grande aumento no número de visitantes e turistas ao longo de todo o ano beneficiaria também as atividades comerciais da região, em especial bares, restaurantes e entretenimento noturno, bem como serviços de transporte, dentre outros.

A prefeitura da cidade de São Paulo vem considerando a possibilidade de privatizar alguns ativos públicos, dentre os quais o Autódromo de Interlagos. Os conceitos aplicados em Monza podem servir de inspiração no desenho do futuro de Interlagos

A D.D Consultoria é uma empresa com 22 anos de existência. Nossa carteira de clientes inclui empresas de médio e grande portes. Somos associados ao quarto mais importante Think Tank Europeu, a  The European House – Ambrosetti (www.ambrosetti.eu). Através da Ambrosetti oferecemos suporte consultivo no mundo todo além de um vasto portfolio de serviços em educação executiva, eventos corporativos e projetos a governo e empresas privadas. Consulte-nos em contato@dpontod.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 15/05/2017 por em Eventos Esportivos, Governança, Marketing, Sustentabildiade.
%d blogueiros gostam disto: