D.D / Ambrosetti Brasil

La Rinascente: uma loja de departamentos única

A mídia de negócios normalmente busca modelos de varejo nos EUA, Inglaterra ou Alemanha. Na verdade, existem operações em outros países que podem ensinar bastante. Nos países orientais, é bastante evidente o avanço no uso da tecnologia e a eficiência dos processos operacionais. Porém, nos países latinos (especialmente Itália e Espanha) temos um componente cultural com o qual nos identificamos. E é justamente da Italia que vem a Rinascente, apontada como uma das 5 melhores lojas de departamento do mundo.

A La Rinascente opera apenas 11 lojas, situadas nas principais cidades do país. Só uma por cidade, menos em Roma, onde existem 2 unidades. Sua proposta é a de oferecer produtos de grife, em ambientes de grife, em locais nobres, porém a preços um pouco abaixo do que as butiques cobram. O pequeno número de unidades está alinhado com a proposta de exclusividade e também com o conceito de one-stop-shop.

Todas as lojas estão localizadas nos centros históricos. Na Italia, as regiões de comércio sofisticado normalmente não estão associadas aos locais de maior interesse turístico (a grande exceção é Veneza). O turista, via de regra, visita os locais históricos antes de ir às compras. Desse modo, a Rinascente captura parte do tráfego antes que ele se desloque para as “Via Condotti” da vida.

Uma das preocupações da Rinascente, em suas próprias palavras, é “capturar a essência de cada cidade”. Isso significa que a área e o perfil dedicados a cada departamento podem variar substancialmente de uma cidade para outra. Em Milão, o espaço dedicado a moda masculina e feminina de alto nível é bem maior do que em Roma, onde a cosmética tem grande destaque.

O mesmo é válido para a arquitetura e decoração de interiores. Ao contrário do usualmente recomendado, não há um padrão visual pré-determinado. Cada loja é única. Milão tem parte de sua decoração interna em estilo nórdico. Já as lojas do ensolarado e calorento sul do país exploram formatos mais adequados ao clima e estilo de vida.

Não é incomum, em lojas de departamento, existirem restaurantes ou locais para refeições rápidas. Na Rinascente, um dos andares de cada loja é totalmente devotado à gastronomia, com bares, restaurantes, adegas e butiques pertencentes a chefs conhecidos. Em Florença, um dos cafés foi instalado no terraço, com vista panorâmica da cidade. Não pode haver nada mais charmoso do que isso. Há sempre um pequeno empório (ou food market), para quem não quer consumir no local

A Rinascente opera seu próprio cartão de crédito, o qual é disponibilizado também para não moradores da Italia, bastando apresentar um passaporte válido. A solicitação pode ser feita online e não há restrição a nenhum país do mundo. Essa é uma forma inteligente de não apenas fidelizar um turista regular como estender e divulgar seu comércio eletrônico para os quatro cantos do planeta. O cartão de crédito oferece um conjunto de serviços de conveniência. Para compras acima de um determinado valor, as mercadorias são entregues no local indicado pelo cliente (residência ou hotel) no mesmo dia, sem custo adicional. Isso é ótimo para pessoas que estão fazendo muitas compras mas não chegaram à loja de carro. O ajuste de roupas é gratuito para os portadores do cartão, bem como convites para participar de desfiles de moda fechados ao público em geral. Além de contar com um time de consultoras de moda e estética

O conceito de lojas de departamento, que foi considerado ultrapassado e morto pela competição com lojas especializadas poucas décadas atrás, ressurgiu revitalizado nos últimos 15 anos. A La Rinascente é um bom exemplo de que é possível competir com redes especialistas sem cair na proposta do “produtos populares / preços baixos”. Há um amplo mercado de pessoas de classe média e classe média alta que valorizam a possibilidade de encontrar o que precisam em um único local, contanto que haja conforto, segurança, bom gosto, serviços e novidades.

A D.D Consultoria é uma empresa com 22 anos de existência. Nossa carteira de clientes inclui empresas de médio e grande portes. Somos associados ao quarto mais importante Think Tank Europeu, a  The European House – Ambrosetti (www.ambrosetti.eu). Através da Ambrosetti oferecemos suporte consultivo no mundo todo além de um vasto portfolio de serviços em educação executiva, eventos corporativos e projetos a governo e empresas privadas. Consulte-nos em contato@dpontod.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 28/06/2017 por em Estratégia, Loja de Departamento, Marketing, Tendências.
%d blogueiros gostam disto: